segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento Infantil e a Fala






           A criança tem uma favorável neuroplasticidade o que permite que elas apreendam muitas informações do meio em que vivem. Porém, toda criança precisa ser estimulada. Os balbucios são os primeiros sons que o bebê produz. Ele já nasce com essa capacidade, porém é quando a mãe (ou qualquer outra pessoa que invista no bebê) dá significado aos balbucios é que a criança vai aprendendo as primeiras palavras.
         
          Os primeiros sons que os bebês começam a produzir são os sons bilabiais como o /m/ e o /b/. Quando a criança emite /mãmã/ num primeiro momento não quer dizer que ela esteja chamando pela mãe, apenas é sua capacidade inata de emitir esses sons que ajudam até mesmo no desenvolvimento das estruturas que fazem parte da cavidade oral. Quando a mãe escuta seu bebê falar /mãmã/ ela dá significado aquilo, fica feliz, repete a palavra... E assim a criança já começa a entender o significado daquela sequência de sons.

         Cada vez que a mãe der significado aquele som que a criança produzir, repetindo, dizendo as características.... a criança vai aumentando o seu vocabulário. Até que ela vai começar a dizer, conforme os estímulos que a mãe e as pessoas próximas oferecerem, alguns verbos como o "quer" e assim por diante. ´

         É importante que a mãe e as pessoas próximas cantem músicas, quando for dar banho falem as partes do corpo da criança, repitam o nome dos objetos do dia-a-dia, contem histórias. E lembrar que os cinco sentidos da criança precisam ser estimulados, quando estiver falando de um objeto mostrar a textura (tato), a cor (visão), se for possível fazer algum barulho com o objeto (audição). Por exemplo se for uma fruta: dizer o nome, explorar o cheiro (olfato), o gosto (paladar) pode dizer se é azeda ou doce... e assim ir explorando as características de cada um, pois ajuda a fixar os substantivos e aumentar o vocabulário.

         Primeiro a criança começa a falar os substantivos, depois os verbos em seguida os elementos de classe fechada (como pronomes, artigos e conjunções), depois ela vai aperfeiçoando gênero e número, assim como tempo verbal até chegar nas narrativas.

         Compartilho com vocês um vídeo interessantíssimo sobre o tema. A autora do vídeo é a Flávia Calina uma Youtuber que sempre aborda temas sobre educação infantil e esse em específico ela fala sobre atividades sensoriais. Ela está com sua filhinha Victória que tem apenas meses, mas mesmo assim ela dá várias características dos objetos, sons dos animais e muito mais para estímulo da fala também. Vale a pena conferir!




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