terça-feira, 3 de março de 2015

Habilidades Pragmáticas: Conceito, Aquisição e Desenvolvimento




A linguagem pragmática consiste na intenção de comunicação, e há a capacidade de organizar ideias e desenvolver a comunicação desejada dentro de um contexto. Ela se desenvolve de maneira intuitiva ou natural. Mas quando o indivíduo não a adquire, ele pode não conseguir ter uma direção no discurso, o que acontece com pessoas autistas, por exemplo.


O indivíduo quando se comunica sempre possui uma intenção, quando criança ainda na etapa pré-linguística é usado a linguagem por meios de choros, por exemplo, pra satisfazer as necessidades básicas como de se alimentar, ou para controlar as ações de um adulto, para interagir, para expressar suas sensações com os indivíduos ou com o meio e também pode usar a linguagem para uma função heurística quando a criança explora o meio a fim de nominá-lo e saber suas funções.


Para o desenvolvimento correto da linguagem, a criança deve ser estimulada adequadamente pelo meio e as pessoas ao redor a partir de cada demonstração de intenção de comunicação, pra que essa intenção possa atingir seu objetivo.


A partir de um ano e seis meses a dois anos a criança já usa a linguagem com a intenção de transmitir uma informação. E progressivamente a criança aprende o papel do locutor e do ouvinte e da necessidade desses pápeis para ocorrer a comunicação.


Outro aspecto importante que a criança adquire é a adequação ao meio em que ela está inserida ou as situações comunicativas. Durante a comunicação o indivíduo se adapta às condições a que está inserido a fim de que consiga atingir o objetivo comunicativo.

Imagem:

Figura - Retirada  do site: http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/cultura/a-gramatica-do-cerebro Acesso em 03mar2015


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