terça-feira, 3 de março de 2015

Perda Auditiva





  • Hipoaucusia:
É a diminuição da acuidade auditiva, sem alteração da qualidade da audição. Nos sons menos intensos o indivíduo escuta menos, mas com o aumento da intensidade do som ele pode escutar adequadamente. A perda auditiva se inicia quando o limiar auditivo é maior que 27 dB NA e vai até 92 dB NA nas frequências 500, 1000 e 2000 Hz.

  • Surdez:
É uma perda de audição profunda. No qual não se consegue ouvir o som adequadamente apenas ruídos. Os limiares auditivos são maiores que 93 dB nas frequências 500, 1000 e 2000 Hz. 

  • Anacusia:
É a ausência de audição. É diferente da surdez que apresenta resíduos auditivos.

  • Perda Auditiva Condutiva:
Ocorre quando há um problema que impede a passagem das ondas sonoras pela orelha externa (meato acústico externo) ou pela orelha média (membrana do tímpano, cadeia ossicular, janelas redonda ou oval, ou mesmo a tuba auditiva) ocasionando uma perda da acuidade auditiva (principalmente nos sons graves). Causas: Otite Média Crônica, Otite Secretória...

  • Perda Auditiva Sensorioneural:
Ocorre quando há lesões sensoriais (orelha interna, órgão de Corti) e/ou neurais (lesões do nervo coclear até os núcleos auditivos no tronco) que provocam uma perda da acuidade auditiva (principalmente nos sons agudos). Causas: Traumas acústicos ou Perda Auditiva Induzida pelo Ruído...

  • Perda Auditiva Mista:
Ocorre quando há comprometimento condutivo e sensorioneural sendo diferenciadas pelo predomínio de um dos comprometimentos. A audição pela via aérea é pior do que pela via óssea.

  • Perda Auditiva Funcional: 
Ocorre quando não há lesões orgânicas no aparelho auditivo de origem periférica ou central. Sendo apresentada devido a questões de cunho emocional ou psíquico. Em alguns casos é complicado o audiologista identificar se a perda é de origem orgânica ou se é uma simulação. Para isso existem testes específico como o de Stenger e métodos eletrofisiológicos.


Referências Bibliográficas:

LOPES FILHO, O. Tratado de Fonoaudiologia. Ribeirão Preto: Tecmed, 2005.

Imagem:

Figura: Reitrada do site: http://clinicadeotorrino.com.br/site/especialidades/fonoaudiologia/ Acesso em 03mar2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário