Toda criança precisa de estímulos para se desenvolver. No desenvolvimento da linguagem não é diferente. Primeiro é preciso entender que o atraso de linguagem se configura naquela criança que tem seu desenvolvimento normal (ou seja uma criança saudável) que escuta adequadamente, porém não fala ou fala muito pouco tendo em vista ao que é esperado pela sua faixa etária.
Umas das causas mais frequentes para isso ocorrer é quando a criança não é estimulada. Apesar de estarmos numa era em que temos muita informação a nossa disposição e até mesmo muitos estímulos disponíveis para as crianças, pequenos detalhes podem contribuir para uma criança ter um atraso de linguagem.
Primeiro, a criança precisa sentir necessidade de se comunicar. Ela precisa querer falar. E como isso pode ou não acontecer? Vou dá um exemplo: Existem mães tão dedicadas aos filhos que elas "advinham" ou se antecipam e já dão tudo o que o filho quer sem nem mesmo a criança sentir falta ou o desejo de possuir.
Existem crianças que passam o dia no sofá ou cadeirão assistindo TV ou com o tablet e não interagem com ninguém. Tem uma rotina extremamente rigorosa de todas as suas necessidades e não precisam expressar que estão com fome, sede ou que querem algo... antes mesmo disso acontecer vem a mãe ou a babá e já satisfazem todas as pré-necessidades da criança. Com isso a criança não tem a necessidade de se comunicar.
Não quero dizer com isso que a criança não tem que ter rotina, horários, nem suas necessidades atendidas. Muito pelo contrário, tudo isso é extremamente importante, mas a questão aqui é a maneira como estas coisas estão ocorrendo.
A criança precisa de interação, tudo o que acontece na sua rotina precisa ser dado o significado... A criança precisa sentir necessidade de falar e o adulto precisa conversar com a criança, dizer o nome das coisas, conforme ela for apontando, o adulto nomeia os objetos pede para criança repetir... Sempre deve ser dado reforço positivo aos progressos da criança e deve ser evitado o uso de diminutivos. Falo mais sobre estimulação da fala no poste Desenvolvimento Infantil e a Fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário