A linguagem pragmática consiste
na intenção de comunicação, e há a capacidade de organizar ideias e desenvolver
a comunicação desejada dentro de um contexto. Ela se desenvolve de maneira
intuitiva ou natural. Mas quando o indivíduo não a adquire, ele pode não
conseguir ter uma direção no discurso, o que acontece com pessoas autistas, por
exemplo.
O
indivíduo quando se comunica sempre possui uma intenção, quando criança ainda
na etapa pré-linguística é usado a linguagem por meios de choros, por exemplo,
pra satisfazer as necessidades básicas como de se alimentar, ou para controlar
as ações de um adulto, para interagir, para expressar suas sensações com os
indivíduos ou com o meio e também pode usar a linguagem para uma função
heurística quando a criança explora o meio a fim de nominá-lo e saber suas
funções.
Para
o desenvolvimento correto da linguagem, a criança deve ser estimulada
adequadamente pelo meio e as pessoas ao redor a partir de cada demonstração de
intenção de comunicação, pra que essa intenção possa atingir seu objetivo.
A
partir de um ano e seis meses a dois anos a criança já usa a linguagem com a
intenção de transmitir uma informação. E progressivamente a criança aprende o
papel do locutor e do ouvinte e da necessidade desses pápeis para ocorrer a
comunicação.
Outro
aspecto importante que a criança adquire é a adequação ao meio em que ela está
inserida ou as situações comunicativas. Durante a comunicação o indivíduo se
adapta às condições a que está inserido a fim de que consiga atingir o objetivo
comunicativo.
Imagem:
Figura - Retirada do site: http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/cultura/a-gramatica-do-cerebro Acesso em 03mar2015
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