1 - Músculo Masseter, parte superficial: Tem sua origem na margem inferior do osso zigomático e inserção na metade do arco zigomático (sutura zigomaticotemporal). A sua função é elevar a mandíbula e simultaneamente se desloca ligeiramente para frente a fim de ocluir os dentes.
2 - Músculo Masseter, parte profunda: Tem sua origem na margem inferior e na face medial do arco zigomático e inserção na eminência articular. A sua função também é de elevar a mandíbula e age principalmente na manutenção da oclusão forçada por longos períodos.
3 - Músculo Temporal: Tem sua origem no soalho da fossa temporal e na superfície medial da fáscia e inserção na fáscia temporal. A sua função é elevar a mandíbula através do seu conjunto de fibras da porção anterior e a porção posterior é essencialmente retrusora da mandíbula.
4 - Músculo pterigóideo lateral, cabeça inferior: A sua origem é na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide e inserção na fóvea pterigóideado colo da mandíbula. Sua função é deslizar para frente as cabeças da mandíbula em movimento de protração quando age simultaneamente com ambos os pterigóideos laterais, já com a ação concomitante dos músculos supra-hióideos a mandíbula roda e a boca abre e quando age sozinho, ele desloca o mento para o lado oposto, em movimento de lateralidade.
5 - Músculo pterigóideo lateral, cabeça superior: A sua origem é na superfície infratemporal da asa maior do esfenoide, abaixo da crista temporal e inserção na fóvea pterigóidea do colo da mandíbula. Sua função é deslizar para frente as cabeças da mandíbula em movimento de protração quando age simultaneamente com ambos os pterigóideos laterais, já com a ação concomitante dos músculos supra-hióideos a mandíbula roda e a boca abre e quando age sozinho, ele desloca o mento para o lado oposto, em movimento de lateralidade.
6 - Músculo pterigóideo medial: A sua origem é na fossa pterigóidea (entre as lâminas do processo pterigoideo) e inserção no ramo da mandíbula. A sua função é elevar a mandíbula e a deslocar ligeiramente para frente, tal como o faz a parte superficial do masseter.
Referências Bibliográficas:
MADEIRA, Miguel Carlos; RIZZOLO, Roelf J. Cruz. Anatomia da Face: Bases Anatomofuncionais para prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário